Sobre nós

Nós somos um grupo de professores envolvidos com a criação de metodologias inovadoras, a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa, voltados para o enriquecimento da qualidade de educação desenvolvida em nosso país.

Publicação Acadêmica

O projeto publicação acadêmica reúne um grupo de pesquisadores altamente especializados. Seu conselho editorial coloca como objetivo a abertura de um canal de comunicação com a comunidade acadêmica subjacente, de modo a permitir a apresentação e distribuição de estudos e pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento humano.

 

Todos os participantes atuam de forma voluntária sem remuneração financeira. A participação da editora não envolve a venda dos produtos que aqui estão colocados à disposição.

Os materiais são colocados à disposição com licenciamento CC - Creative Commons, sob a rúbrica BY + NC, que prevê a indicação da fonte e o impedimento de uso comercial dos materiais aqui copiados.

Os únicos elementos financeiros envolvidos são os custos bancados pelos professores, em atividades de correção e ajuste dos documentos e a solicitação do ISBN e da Ficha Cadastral. Processos administrativos e outros custos são responsabilidade da editora com seus valores rateados entre os interessados e tidos como custos operacionais necessários para continuidade do projeto e a preservação digital dos originais entregues em infraestrutura tecnológica própria.

Os materiais produzidos podem abranger todos aqueles elementos recomendados pela legislação vigente e que podem ser consultados em: https://biblioteca.pucrs.br/apoio-a-pesquisa/apoio-a-publicacao/livros/isbn/.

 

As regras aqui estabelecidas seguem o colocado na legislação brasileira (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.753.htm) para publicações acadêmicas.

 

Com relação ao número de páginas, há variações que recomendam que, para ser considerado como um livro o material deve obedecer a um mínimo de 49 páginas excluídas as capas) segundo a ABNT NBR 6029:2002 ainda em vigor e que define o número citado. Caso contrário a obra será considerada como um folheto não sendo publicada como livro pela Editora Dialética e Realidade. Os elementos pré-textuais também são retirados da mesma norma. (http://www.cct.udesc.br/arquivos/id_submenu/203/nbr_6029.pdf).

 

É importante destacar que a responsabilidade da editora vai até o ponto de registro do ISBN, Código de Barras (se assim o autor desejar) e a emissão da ficha catalográfica, limitada a obras digitais (o livro digital) e responsabilidade de seu armazenamento com garantia de preservação digital. Caso o autor deseje o desenvolvimento de material impresso é de sua responsabilidade a contratação de serviços de gráfica.