1Quando? Quem? Como?QUANDO?Há duas condições em que os professores acessam o projeto. Uma primeira situação prevê a entrada como leitor ou usuário que deseja localizar recursos, copiar e utilizar em seus trabalhos acadêmicos, que incluem a produção de novas publicações. É importante lembrar que o licenciamento é como Creative Commons, que será esclarecido em outro ponto, onde você pode acessar o link que o leva até as formas de licenciamento. 2Neste caso,o professor localiza a obra desejada e segue as instruções sobre como efetuar a cópia dos materiais. Aqui a única exigência é que sejam informados osseus dados pessoais, para constar dos bancos de dados da editora, recebendo a relação de novas obras. Uma segunda situação prevê a entrada do professor como participante ativo, interessado em enviar os seus originais para que eles sejam submetidos aos trâmites legais para obtenção dos dados. O professor deve seguir as orientações presentes no link manual do sistema.QUEM?Apesar da abertura do projeto a qualquer interessado em conhecer as suas características, o público-alvopreferencialsão os professores interessados em obter ou publicar recursos didáticos e pedagógicos, enriquecendo seus acervos pessoais com captura de recursos ou o acervo desta localidade, liberando recursos para outros professores, que tenham alguma dificuldade no desenvolvimento de materiais . A palavra de ordem nesta localidade é colaboração.3Há uma rede de suporte com uso do whatsapp disponível a todos os professores. Você pode solicitar a sua inclusão, em um primeiro momento solicitando via e-mail ou solicitandoque algum membro o faça.COMO?Além de suas páginas nas mídias sociais (linkedin, facebook, twitter, google e outras que venham a surgir e estar dentro nos propósitos da editora) você tem um domínio,que é este no qual você está lendo as informações iniciais, a partir do qual poderá navegar pelo conteúdo do site e acessar os livros desejados (http://www.dialeticanapratica.com).Você poderá enviar comunicados aos componentes do conselho editorial utilizando para tanto o e_mail que está associado ao seu nome. Em todas as comunicações trocadas o professor deve ser respeitadaa netiquetaevitando causar problemas para as pessoas que aqui trabalham em seu benefício.

 

LICENCIAMENTO

A ESCOLHA DO TIPO DE LICENCIAMENTO

 

A recepção de materiais didáticos e outros elementos multimídia, sem custos, como efetivada por diversos professores, sugeria a adoção da mesma política na forma de licenciamento, que deveria ter alto grau de liberdade, porém com alguma restrição.

 

A primeira consideração foi a oferta dos materiais como REA –Recursos Educacionais Abertos. Mas, neste caso,os professores perderiam um dos principais motivadores, o reconhecimento de sua produção científica. Assim foi decidido que a indicação da fonte seria uma necessidade e o reconhecimento do direito moral pela produção da obra.

A segunda consideração foi evitar que materiais entregues por professores que nada ganhavam com a cessão dos materiais, viessem a ser utilizados com intenções comerciais, com retorno financeiro. Assim os professores produtores teriam o direito de exigir que este material não fosse comercializado na ponta. 

 

A manutenção dos direitos morais e impedimento da comercialização orientou a editora a trabalhar na modalidade de licenciamento CC –Creative Commons. As limitações assinaladas foi criada e a cópia e utilização de materiais, então,  teria as duas restrições apontadas: necessidade de indicação da fonte e o bloqueio da comercialização dos materiais copiados.

 

Tais restrições não causariam problemas em atividades normais de compartilhamento de conteúdo, o que levou a ser esta a rúbrica escolhida  como caminho para oferta dos materiais pela editora Dialética Realidade.

 

A RÚBRICA ESCOLHIDA

 

A rúbrica escolhida foi o licenciamento CC –BY + NC.

 

Ela tem como significado liberar o material com a solicitação de indicação do(s) autor (es) do trabalho e a vedação à atividadesde comercialização.

 

Assim,em todas as obras aqui colocadas à disposição, os leitores irão encontrar, antecedendo os dados da ficha catalográfica, o seguinte texto comum a todos osmateriais criados.