O PROJETO PUBLICAÇÃO ACADÊMICA

 

ONDE NASCEU A IDEIA?

 

O projeto nasceu da observação da luta de alguns professores para publicação de seus trabalhos. Quando entregavam seus originais para uma editora, eles eram colocado em uma fila de espera demorada. Quando resolviam arcar com os custos, eles eram caros e nem sempre cumpriam o prometido. A saída era guardar originais de acesso livre que, muitas vezes,não seriam aproveitadospor falta de oportunidade de uma estrutura de apoio aos professores.

O SURGIMENTO DA EDITORA DIGITAL

 

A vida na sociedade da informação e comunicação coloca muitas pessoas como prossumidores (aqueles que ao mesmo que consomem conteúdo, também disponibilizam conteúdos para as outras pessoas).

 

Este fato facilita, sobremaneira, a colocação de materiais digitais e permite, aos professores, uma atuação como conteudista. Estes materiais devem respeitar os direitos autorais de quem neles é citado, mas liberam para uso com citação e utilização os materiais que aqui serão colocados. (veja o link licenciamentona página de entrada).

 

Este contexto trouxe a lume a ideia da criação de uma editora digital, que validasse os trabalhos dos professores com o registro de suas obras com ISBN, ISSN, DOI e referência das suas obras junto ao ORCID, trazendo transparência internacional para os autores e uma plataforma de divulgação intencional e direcionada.

 

São benefícios que podem ser utilizados para aumento do crédito das atividades de produção científica, não somente da instituição à qual os professores tutores estão ligados. Eles também 3podem ser auferidos pelo próprio professor, com aumento do valor de seu currículo Lattes (plataforma ligada ao CNPq –Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), apresentando maior pontuação, com consequente aumento da nota oferecida ao curso no qual os professores prestam seus serviços.

 

Em termos de encarreiramento acadêmico isto representa o equivalente ao conceito de aumento de empregabilidade, conforme utilizado no mercado corporativo.A produção científica é um importante complemento às titulações obtidas pelo professor e contribuem de forma decisiva na avaliação de novos cursos. Projeto integral de livros ou participação em obras com diversos autores são as formas mais comuns, mas os professores podem trabalhar com outras áreas, como previsto pela bibliotecanacional (acesse o link o que publicarque lhe apresenta o que é possível fazer para receber o seu ISBN ou ISSN e outras certificações).

 

 PROJETO SAI DO PAPEL

 

Desta forma, foi criado o projeto publicação acadêmicarepresentado pela criação da Editora Dialética e realidade, entidade sem fins lucrativos que foi criada apenas e unicamente para facilitar o trabalho dos professores, reunindo profissionais altamente qualificados, já a partir do desenho de seu conselho editoria

 

Em seu entorno poderão gravitar outros profissionais, que colaborem com seus serviços para facilitar a montagem de materiais de alta qualidade(corretores, tradutores e outros).

 

A responsabilidade pelos acordos pactuados édoprofessor que, eventualmente, contrate serviços externosaqui divulgados.É importante destacar que a editora não cobra nada pelos seus serviços de orientação, apenas podendo se encarregar do pagamento dos valores correspondentes ao registro do ISBN, Código de Barras e ficha catalográfica e manutenção da preservação digital dos materiais enviados para a editora.

 

Por outro lado, a editora não cobra nada pela cópia dos originais aqui colocados para a comunidade acadêmica subjacente.Esperamos que todos vocês, professores, aproveitem o projeto. Ele representa parte de um ideal educacional de sua criadora e foi feito especificamente para todos vocês.

Dra. Dinamara Pereira Machado

 

 

 

 

 

Editora Dialética e Realidade